AROMATERAPIA
O uso de substâncias aromáticas acompanha o desenvolvimento de diversas culturas ancestrais, sendo os egípcios os mais famosos no uso de plantas aromáticas. Atribuir a eles, porém, toda glória da origem do uso dos aromas na antiguidade pode ser um exagero, além de injusto. Diversas culturas orientais utilizavam plantas aromáticas, defumações, incensos em seus rituais e em sua medicina. Dados históricos proliferam na literatura e estão representados em todo o mundo, em posições rituais utilizando incensos, turíbulos e defumadores da antiguidade chinesa japonesa. Na Austrália, os aborígenes, considerados o povo mais primitiva do planeta, conheciam os benefícios das lagoas de Melaleuca – banhar-se em suas águas era considerado milagroso, medicinal e purificador. Relatos e histórias presentes em todas as tradições, bem como esculturas recipientes, quadros e obras de arte expostas em grandes museus europeus, demonstram a forte presença do aroma das culturas antigas. O
O Museu do Louvre em Paris apresenta como grande prova material a presença do aroma e o uso de óleos sagrados em rituais de defumação. A história apresentada por períodos, regiões e civilizações, tudo organizado de maneira lógica para facilitar o entendimento dos visitantes, e em um formato que permite facilmente confirmar a presença e o desenvolvimento da cultura do perfume desde a antiguidade até a época atual.
O uso de óleos essenciais e a aromaterapia andam de mãos dadas em um caminho de crescimento contínuo desde 1980. Pode se dizer que esta década representou o renascimento da aromaterapia, sendo o momento de conhecimento fármaco-químico de aprimoramento, aperfeiçoamento e a expansão das atividades com óleos essenciais. No Brasil, a aromaterapia começou a popularizar-se de fato em 1995, época em que se consolidou o trabalho de empresas e profissionais que sustentam esse setor no Brasil.
Para a prática do uso de óleos essenciais por profissionais de saúde de beleza, deve-se entender bem o que é aromaterapia e sua relação com o essencial e vice-versa.
O universo dos óleos essenciais é maior do que o da aromaterapia pois eles são princípios ativos amplamente utilizados pela indústria. São matérias primas das indústrias farmacêuticas, de cosméticos e perfumes, e também das indústrias veterinária, saneante e agrícola. O fato de os óleos essenciais constituírem um universo tão abrangente é positivo para a aromaterapia, pois todos setores estão constantemente se expandindo e desenvolvendo cada vez mais suas pesquisas e estudos sobre o tema. E como isso beneficia a aromaterapia? As informações geradas nesses processos ajudam os critérios de segurança e eficácia dos protocolos de uso de óleos essenciais.
O QUE É AROMATERAPIA?
Aromaterapia é o conjunto de técnicas de aplicação de óleos essenciais!
Quando se fala em aromaterapia, imagina-se imediatamente uma função odorífera; no entanto, essa visão é limitante para a realidade das técnicas que vão desde o tratamento nos cabelos até nas unha dos pés. O estudo do efeito do odor na aromaterapia venda da osmologia, ciência que ajuda a entender os mecanismos do odor em nossos sistemas olfativo e límbico cerebral.
A aromaterapia se define pela prática da utilização de óleos essenciais em determinadas técnicas, nas quais estes são o principal componente do tratamento. Três características a definem melhor:
1 – Só é aromaterapia aquela prática de saúde ou de beleza na qual se utilizou um oléo essencial como ativo principal da técnica.
2 – A técnica não pode conter nenhuma outra substância que altere a característica natural da atividade do óleo essencial.
3 – O resultado esperado deve ser a atividade da propriedade do óleo essencial.
TÉCNICAS DE AROMATERAPIA
A aromaterapia é o conjunto de técnicas que tem por objetivo usar os óleos essenciais para obter efeitos físicos ou emocionais. Técnicas de aplicação na pele, como massagens, banhos e fricções, destinam-se a tratamentos da musculatura e da circulação. Por meio dessas técnicas, também se pode obter relaxamento, diminuição da ansiedade, liberação das vias respiratórias, entre outros efeitos importantes. Técnicas de tratamento emocional feitas por meio da absorção olfativa participam da atividade psíquico/emocional relacionada ao sistema límbico cerebral, mas também agem fisicamente melhorando a circulação e a eliminação de toxinas do corpo, preparando o sistema digestivo pra receber alimentos e ainda ajudando a dormir melhor e a desestressar o corpo e a mente. Dentre alguns exemplos das técnicas mais utilizadas temos a difusão aérea, a massagem, banhos, a fricção, compressas, o escalda-pés, pulverização, inalação e sauna facial.
venha fazer conosco uma Terapia com Óleos Essencias.
Pingback: COMO FAÇO PARA TRATAR MINHAS MANCHAS NO ROSTO - Clínica Estética Fabiane Lacerda
Pingback: Tratamento a Laser para Rosácea - Clínica Estética Fabiane Lacerda